quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Atividades 2º Ano

29/06/2020
A Peste Negra na Idade Média - Documentário History Channel Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=L2-HoovP-Dk

A PESTE NEGRA NA IDADE MÉDIA - DOCUMENTÁRIO HISTORY CHANNEL BRASIL Considerada castigo divino, a peste negra (peste bubônica) foi uma das maiores epidemias que assolou a humanidade. No início de 1330 o primeiro foco da peste bubônica aconteceu na China. A peste afeta principalmente roedores, mas suas pulgas podem transmitir a doença para as pessoas. Uma vez infectada, o contagio a outras pessoas ocorre de maneira extremamente rápida. A peste causa febre e um inchaço doloroso das glândulas linfáticas chamadas de bulbos, daí o seu nome. A doença pode também causar manchas na pele que apresentam primeiramente uma cor avermelhada e então se torna negra. Como a China era um das maiores nações comerciais, foi só uma questão de tempo até que a epidemia da peste se espalhasse pela Ásia oriental e pela Europa. Suas descobertas provocaram uma verdadeira revolução do pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências

Respondam no caderno e coloquem a data de amanhã, porque corresponde a aula desse dia. São 05  questões baseadas no vídeo abaixo.
2º ano
1 - O que foi a peste negra? 
2 – Quais os prejuízos econômicos que a peste negra gerou para a sociedade medieval?
3 – Quais as explicações religiosas para a peste negra?
4 – Como a peste negra enfraqueceu o poder dos senhores feudais e da igreja na idade média?
5 – Como a peste negra inspirou pintores e escritores.
Retire as respostas do vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=L2-HoovP-Dk

----------------------------
07/06/2020
A idade média como a conhecemos nos livros,  foi constituído com base em caracteristicas que estamos vendo  retornar nos tempos atuais.
Escreva relacionando passado e presente sobre as seguintes questões
Fanatismo religioso,  Pesquise no dicionário o que é Fanatismo. Como foi na idade média, no inicio do Estado moderno  e como está acontecendo nos tempos atuais. No minimo 10  linhas para o passado e 10 linhas para o presente.
Estado teocrático, Pesquise no dicionário o que é Teocracia. Como foi na idade média e no inicio do Estado moderno e como está acontecendo nos tempos atuais.  No minino 10 linhas para o passado e 10 linhas para o presente.

---------------------------
14/07/2020
1 - Qual o significado da palavra monarquia ? Dicionário
2 - Como foi  a monarquia na idade média? Livro ou internet
3 - Como foi a  monarquia a partir da criação do estado moderno, após o fim da idade média? Livro ou internet
4 - Tem pessoas no Brasil que defendem a volta da monarquia. O que vocês pensam a respeito disso. Aqui é a opinião de vocês. Não irei julgar.
5 – Qual a diferença  entre Monarquia e a República? 
ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. CASO QUEIRA PODE RESPONDER A PARTIR DOS VÍDEOS.
O primeiro vídeo Monarquia

https://www.youtube.com/watch?v=Bx2AjQmyxao
Video produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Publicidade do colégio Senador Correia em Ponta Grossa - Pr. para o trabalho sobre Regimes e Formas de Governo da disciplina de Sociologia - Professora Mirna Santos.

Segundo vídeo:  
https://www.youtube.com/watch?v=hNMViuepyk4&t=56s
Esse pode ajudar a responder a terceira e a quarta pergunta.

-----------------
03/08/2020
1 – Destaque as características apresentadas no vídeo sobre o Renascimento e defina cada uma delas com duas frases no máximo.
----------------

17/08/2020
Assistir - https://www.youtube.com/watch?v=JX-GpuQtDHM
Quanto ao vídeo e o  tema acima, a proposta  para essa aula é seguinte
1- Apresentar as quatro características do Renascimento apresentadas  no vídeo e resumir cada uma delas em uma linha. Pode pesquisar  preferencialmente no próprio vídeo,  ou pelo livro ou dicionário. 
2- Observar  no vídeo as causas da reforma protestante.  Mas aqui é melhor responder a partir da leitura do livro. Fazer isso de forma resumida em cinco  linhas.
3- Observar no vídeo os principais reformistas e suas ideias principais.   Mas  é melhor responder através da leitura do livro. Para cada  um dos principais reformistas, resumo de suas ideias em  duas  linhas  
Preferencialmente enviar por e-mail e digitado. Caso seja enviado via whatzap, também façam isso preferencialmente digitado. 
Prazo para envio. Até 22 de agosto (sábado)

-----------------


Nenhum comentário: