quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governo discute execução de atividades estratégicas para a Cultura


Por Glauco Vinícius, da Ascom/Secult
A política cultural executada do Governo de Sergipe vem mostrando resultados e conquistando o reconhecimento dos agentes culturais e sociedade civil. Na semana passada, o governador Marcelo Déda e a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, discutiram o planejamento estratégico de ações destinadas à área para 2012 e as providências para viabilizar essas atividades começaram a ser tomadas já nesta sexta-feira, 11 de novembro.

Em uma reunião encabeçada por Eloísa e pelo secretário de Estado do Planejamento, Oliveira Júnior, integrantes de diversos órgãos governamentais discutiram formas de potencializar ainda mais as ações da política cultural sergipana. A institucionalização da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), a próxima edição do Verão Sergipe e a transferência do Monumenta – programa de recuperação patrimonial urbano brasileiro - para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) foram alguns dos temas abordados.

A reabertura do Cine Vitória, instalado na Rua do Turista, centro de Aracaju, foi outro ponto discutido.  Na oportunidade, as secretarias de Estado da Cultura (Secult), do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), pactuaram uma ação que possibilitará a reabertura do espaço já no primeiro semestre de 2012, atraindo amantes da sétima arte ao complexo de turismo e comércio inaugurado em 2010.

Na visão da secretária Eloísa Galdino, o encontro foi muito proveitoso, tendo em vista que foram discutidos caminhos para a execução de atividades estratégicas na política cultural do Governo. “Essa reunião nasceu de um pedido do próprio governador Marcelo Déda, que tem como uma das diretrizes do Governo fortalecer ainda mais a cultura sergipana. Institucionalizar a Orquestra Sinfônica e transferir o Monumento para a Cultura são provas de que este Governo quer dar mais força para esta área”.

O secretário Oliveira Júnior também destacou a importância da reunião. “A Seplag destinou a manhã desta sexta para discutir a cultura, pois além de ser tema prioritário para o Governo, a [pasta da] Cultura vem se destacando por uma série ininterrupta de ações de extrema importância para o Governo e para o estado como um todo. Nesse contexto, a Seplag está dando uma atenção especial à obtenção de recursos para estruturação das políticas culturais de Sergipe”, reiterou.

O encontro também contou com a participação dos secretários da Infraestrutura, Valmor Barbosa, de Desenvolvimento Econômico, Zeca da Silva, e de Governo, Francisco Dantas.

Nenhum comentário: