segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Produção cultural em debate

Produção cultural em debate
Leonardo Brant | quinta-feira, 30 setembro
fonte: http://www.culturaemercado.com.br/

Muito interessante o projeto Produção Cultural no Brasil, que reúne entrevistas com cem dos mais representativos profissionais do setor cultural do país. Entre os entrevistados estão André Midani, John Neschling, Fernando Faro, Luiz Carlos Barreto, José Celso Martinez Corrêa e Thomaz Farkas. Editada em cinco livros e em uma plataforma digital, que tem lançamento previto para hoje, 30 de setembro.

De que forma a produção cultural no Brasil está sendo vista, discutida, desenvolvida, praticada? Qual o contexto social e político da cultura – em suas variadas vertentes – em nosso país? Quais conclusões podem ser extraídas dos processos passados e presentes? E ainda, existem conclusões?

A partir dessas questões nasceu o projeto Produção Cultural no Brasil, realizado pela Casa da Cultura Digital e pelo Ministério da Cultura, por meio da Cinemateca Brasileira, com execução técnica da Beijo Técnico Produções Artísticas, Flí Multimídia, Azougue Editorial e Garapa Coletivo Multimídia.

O projeto surge para movimentar e estimular a discussão em torno desse setor que, segundo “o estudo Sistema de Informações e Indicadores Culturais – uma parceria do MinC com o IBGE – mostrou que há mais de 320 mil empresas culturais no Brasil, que empregaram 1,6 milhão de pessoas no período de 2003-2005. Isso representou, no período, 5,7% do total de empresas no país e 4% dos postos de trabalho.”

Ao longo de cem dias foram gravadas cem entrevistas com profissionais atuantes do setor cultural brasileiro das mais diversas áreas. Todo o material será editado e publicado em uma coleção de cinco livros, a ser lançada em novembro de 2010. Com tiragem de três mil exemplares, a coleção será distribuída à bibliotecas nacionais e universitárias e, ao mesmo tempo, ficará integralmente disponível para download gratuito na plataforma web http://www.producaocultural.org.br/

Leia mais em:

http://www.culturaemercado.com.br/noticias/producao-cultural-em-debate/

Nenhum comentário: