segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Seminário marca novo momento da cultura sergipana

A cidade de Laranjeiras, berço cultural de Sergipe, recebeu nesta sexta-feira, 25, no auditório do Campus da Cultura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ‘I Seminário de Economia da Cultura de Sergipe: integração para o desenvolvimento criativo’. Com o objetivo de estruturar uma proposta de trabalho piloto para um Arranjo Produtivo Local (APL) da Cultura nas cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão, o evento foi realizado do Governo de Sergipe por meio das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, e do Turismo (Sedetec), em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras e outras instituições.

Para Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura, a realização do seminário hoje em Laranjeiras simboliza a oportunidade de ter um laboratório concreto de APL ou rede produtiva na área de cultura. “O Seminário é apenas o primeiro passo de um novo momento da cultura sergipana. É preciso observar a cultura por esse novo ângulo da economia, desenvolver o empreendedorismo local, porque cultura vai bem além do seu conteúdo simbólico, da sua importância na formação da identidade de um povo. Cultura tem relevância econômica e Laranjeiras é um local que tem todo o potencial para trabalharmos a cultura como um vetor de desenvolvimento para o Estado, com geração de emprego e renda. Laranjeiras é uma área estratégica para o desenvolvimento de Sergipe", afirmou.

Reunidos, prefeitos, secretários e técnicos municipais e estaduais, representantes de instituições de apoio à cultura, bancos de fomento, instituições do Sistema ‘S’, órgãos federais, empresários, membros de organizações sociais, estudantes, professores universitários e sociedade em geral participaram do Seminário durante dois dias. “Nos sentimos honrados em receber esse seminário. Nossos agentes culturais locais querem se tornar independentes, querem capacitação e oportunidade de viver de sua arte. Portanto, sabendo do nosso potencial, nos colocamos para ser um modelo em Sergipe”, frisou a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral.

Capital da cultura
A visão de Laranjeiras como local estratégico para o desenvolvimento econômico de Sergipe através da cultura tem algumas razões. Laranjeiras é a 2ª cidade mais antiga do estado e, por isso, as igrejas, o estilo barroco da arquitetura, a paisagem e as grutas fazem dela uma cidade de grande potencial turístico. A cidade também concentra até hoje o maior número de manifestações folclóricas do Estado, muitas das quais extintas no resto do Brasil. Locais como a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Quarteirão dos Trapiches, Casarão dos Rollemberg e Sobrado ao lado, Casarão de Oitão da Praça da República marcam sua arquitetura.

Seminário
Com o tema 'Programa Desenvolvimento Criativo e Cultura do Sebrae', a primeira palestra desta sexta foi ministrada pela gerente de Desenvolvimento Criativo, Heliana Marinho (Sebrae/RJ), que também falou sobre a experiência do APL de Cultura e Entretenimento de Conservatória-RJ, conhecida como a Capital Mundial da Seresta e Serenata. “A questão da simbologia cultural é fundamental, mas a questão econômica é de extrema importância. Encontrar espaços, nichos produtivos que possam dar sustentabilidade para a tradição é essencial porque cultura tem que se reformular, tem que se transformar para se manter”, afirma a palestrante.

Na avaliação d Heliana, Sergipe está se preparando para lançar projetos ousados. "Estamos todos num processo de aprendizagem aqui, então ao lançar esse seminário, convidar os agentes culturais, ouvir as instituições e abrir para a discussão a economia da cultura, acho que Sergipe dá um grande passo nesta direção, que é a de levar na sua condição de executor de políticas. Vamos juntar os diversos saberes, as diversas instituições, as diversas vertentes de pensamento de uma maneira muito clara e muito agregadora para construir um projeto”, conclui.

Mediando o debate, estava o economista e professor do departamento de economia da UFS, Ricardo Lacerda, que apresentou o projeto 'A Perspectiva de Laranjeiras na Economia da Cultura'. “O campus da cultura aqui em Laranjeiras está começando e, para nós, não basta formar aqui pessoas que vão absorver conteúdo acadêmico que não tenham futuramente condições de interagir com o potencial da cidade. Precisamos dar riqueza e projeção ao campus com o que for de forma verdadeira referencial de cultura local”, explicou.

Desenvolvimento
De acordo com Eloísa Galdino, a universidade simboliza um novo ciclo de progresso para Laranjeiras e está em sintonia com o futuro de Sergipe no sentido de pensar cultura de forma diferenciada. No entanto, ela acredita que de nada adianta uma universidade com cursos na área da cultura, se não existir um projeto entre as instituições parceiras Governo, UFS, para ampliar as possibilidades de uso real dos patrimônios da cidade.

“Tivemos um dia extremamente produtivo no seminário porque trocar e perceber experiências de outros locais é importante para que possamos construir em Sergipe uma metodologia de trabalho que faça com que todo o aprendizado adquirido aqui tenha uma consequência: seja colocado em prática. O seminário possibilitou prospectar elementos úteis em outras experiências, aceitando o desafio de trabalhar a cultura com um olhar diferenciado. Precisamos valorizar a cultura sob o ponto de vista histórico, material e imaterial, mas podemos também, com muito cuidado, começar a trabalhar o empreendendorismo. E como não se muda um paradigma sem novos modelos, estamos aqui em busca de uma nova metodologia de trabalho que faça com que toda a produção cultural local possa se manter”, explicou Eloísa Galdino.

Durante o dia de atividades aconteceu ainda o lançamento do Projeto de Economia da Cultura e Turismo de Sergipe e a formação dos Grupos de Trabalho de São Cristóvão e Laranjeiras. O evento se encerrou com uma apresentação cultural pelas ruas de Laranjeiras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que eu tenho chances de editar meu livro de poemas por meio do apoio cultural sergipano?!
Tenho esse sonho a muito tempo mas o dinheiro é pouco e as oportunidades são mínimas.
ps:Caso quiser enviar-me alguma resposta pode enviá-la para o e-mail escrito: bananinhaoliveira@bol.com.br

Obrigada pela atenção!