quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cultura em Sergipe

Em audiência com o governador Marcelo Déda, ministra Ana assegurou apoio ao estado

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira, 9, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, e a secretária de cultura do estado, Eloísa Galdino, para tratar de encaminhamento de convênios e da capacitação de novos projetos.
O governador expôs os investimentos feitos em cultura no estado e as futuras iniciativas. Entre elas, a da Orquestra Jovem, da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSS), voltada para a formação musical de jovens, e a recuperação de unidades culturais, como o Arquivo Público de Sergipe e o Museu de Arte Sacra de Sergipe.
A ministra Ana citou a possibilidade de inserir o projeto no Fundo Nacional de Cultura. “Estamos trabalhando para que o FNC possa abrigar projetos desse caráter, contribuindo com os governos estaduais na promoção e divulgação da cultura, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Hoje, o Nordeste lidera o processo de integração dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura, com 18 % de suas cidades já tendo iniciado o processo de adesão”, ressaltou.
O governador ainda pleiteou a reformulação do plano de trabalho do projeto de estruturação do espaço cultural Teatro Atheneu, que visa à implantação de bilheteria eletrônica, e também a liberação da última parcela do convênio. Outro projeto citado pelo governador foi o Mais Cultura, que prevê a readequação do plano de trabalho para a reforma de 16 bibliotecas, além do repasse dos kits para o Cine Mais Cultura.
Em relação aos cines, a secretária do Audiovisual do MinC, Ana Paula Santana, informou que houve necessidade de qualificação e aprimoramento do Programa Cine Mais Cultura e que está em curso, desde 2011, o processo de avaliação. “A partir de abril, haverá a republicação de 15 editais”, informa a secretária.
Complexo Cultural Gonzagão
A secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, ressaltou que estão em curso as reformas estruturais no Complexo Cultural Gonzagão e do Cine Vitória, ambos na capital, Aracaju. Neste último, o projeto prevê a compra de equipamentos para montagem de um cinema popular no centro da cidade.
De acordo com o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, o atraso na liberação dos recursos para o projeto do Complexo Cultural Gonzagão, se deu em razão de inconsistência verificada entre o valor global do plano de aplicação detalhado, sendo necessária a adequação com a prorrogação do convênio. “Já resolvemos esse pequeno impasse e em breve será liberado”, completou o secretário.
Por fim, o governador Marcelo Déda convidou a ministra para a inauguração, em março, do Teatro Atheneu “Será uma honra receber a ministra, pois graças ao MinC foi possível a realização desse projeto”, concluiu.
(Texto: Ascom/MinC)
(Fotos: Letícia Verdi – Ascom/MinC)

Nenhum comentário: