sábado, 18 de dezembro de 2010

CULTURA, DIREITOS HUMANOS E COMUNIDADE

OSSOS DO OFÍCIO debate:

CULTURA, DIREITOS HUMANOS E COMUNIDADE - Um passo para a emancipação humana, política e social
Na próxima terça, dia 21 de dezembro, será debatido no Ossos do Ofício “CULTURA, DIREITOS HUMANOS E COMUNIDADE - Um passo para a emancipação humana, política e social” com Edilberto Rodrigues Souza Filho, professor e educador, integrante do Instituto Braços/SE (organização da sociedade civil que atua na promoção da cultura dos direitos humanos por meio da defesa de direitos, estudos e pesquisas e do controle social das políticas públicas, mecanismos de afirmação da igualdade e da ética). Edilberto vai trazer ao público uma discussão sobre a relação entre cultura e comunidade e seus aspectos sociais.

Nesta edição do Ossos do Ofício, a cultura será relacionada às comunidades, enquanto aspecto emancipador, de transformação da realidade. Será trazido como ponto de partida a análise de exemplos concretos no de ações culturais comunitárias exitosas, como, o Projeto Axé, o Projeto Cultural AfroReggae, entre outros. Interligando os conceitos culturais à prática cultural comunitária, os exemplos serão relacionados a realidade de Aracaju

Este é um importante momento de encontro de organizações e fazeres em comunidades de Aracaju. Para enriquecer o debate, é importante a presença dos diversos grupos e entidades, trazendo à discussão diferentes olhares e práticas comunitárias em Aracaju.
Dia 21 de dezembro, terça-feira, às 19hs, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles - Avenida Pedro Calazans, 737, Bairro Cirurgia (onde localizava-se o antigo Colégio Master).
Edilberto Rodrigues Souza Filho é educador social e professor de filosofia, tendo atuado como educador em projetos do UNICEF, do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e da Prefeitura Municipal de Aracaju. Foi coordenador da Rede de Abrigo da Fundação Renascer de Sergipe, executor do programa de cultura e cidadania do Pró-Jovem de Aquidabã. Hoje é professor da rede privada de ensino e sócio-fundador do Instituto Braços, atuando como coordenador de rede e gestão de sustentabilidade do Instituto Braços.
O Ossos do Ofício é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju, e conta com o apoio da Fundação Aperipê de Sergipe.

Nenhum comentário: