Observatório Sergipano de Politicas Culturais. Espaço de mobilização, articulação e (in)formação em politicas culturais
sábado, 31 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
IDEA 2010 abre programação acadêmica discutindo transformação com representantes da segurança pública, da educação e da cultura popular
Transformação foi a palavra de ordem da primeira Roda Vida do VII Congresso Mundial da IDEA 2010 – “Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação”, na manhã desse domingo (18), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA). Não por acaso o tema da primeira Roda Viva foi “Quais são nossos principais desafios da transformação?” e a resposta uníssona foi a responsabilidade individual e consciente para mudar a forma de educar as crianças atualmente.
A primeira Roda Viva foi transformadora por si só: pela primeira vez no congresso um policial foi chamado a falar de sua experiência de mudança dentro da corporação. O convidado em questão foi o Coronel PM-PA Costa Jr. Em sua fala, definida por ele como “curta, justa e provocativa”, ele disse que a polícia deve trilhar um caminho não só de “caçar” bandidos, mas de ajudar mais os cidadãos; de não só dar números da violência, mas pensar humanamente em como diminuí-la. “Nada muda sem educação; educação é mudança de comportamento”, afirma Costa Jr.
Participaram ainda deste momento Luana Viluti, socióloga e moderadora; Dona Onete, educadora popular; Deíze Botelho, diretora do Festival Internacional de Teatro/Festa Mundial das Artes; e Ney Wendell, coordenador acadêmico-pedagógico do IDEA2010. Para cada um a moderadora perguntou a respeito de músicas que remetiam a infância, de como era a época na escola, da experiência de se fazer cultura em rede hoje no Brasil.
Dona Onete relembrou sua experiência em Cachoeira do Arari em que prendia a atenção das crianças das séries iniciais durante as aulas contando e cantando lendas. Como fazia no município da Ilha do Marajó, ela contou as lendas da cobra-grande, do boto, da Iara; e cantou várias vezes durante a roda, prendendo a atenção, desta vez, dos participantes que acompanharam com palmas e até arriscando cantar um pouco, vencendo a barreira do diferentes idiomas falados pelos representantes de 70 países que participam do evento.
A primeira Roda Viva reuniu profissionais que aplicam as linguagens artísticas nas principais dimensões da vida, em crise nos nossos dias: alimentação, saúde, segurança e economia. É ponto inicial das conversas do Congressso, que retratam os caminhos possíveis para se compreender e colocar em prática o desenvolvimento das artes, em suas múltiplas e integradas linguagens pedagógicas de teatro, dança, música e artes visuais, buscando uma transformação social que tenha como base a diversidade cultural. É o entendimento da transformação dentro de uma compreensão intercultural e que se efetive de forma colaborativa e coesa, possibilitando que as artes, como um direito humano essencial, desenvolvam uma sociedade mais solidária, criativa e integrada, afirmando as identidades culturais pessoais e comunitárias.
Rodas Vivas - São “mesas trialógicas” em plenária, montadas para discutir questões globais e que interliga os principais temas do congresso. Cada uma será uma teia de triálogos entre profissionais de diversos continentes geográficos e socioculturais, numa conversa pública entre diversos saberes e práticas, realidades e culturas, entre educadores populares, comunitários e universitários com experiências múltiplas com as linguagens artísticas. A pedagogia da mesa propõe diálogos internos e públicos em conversa, em vez de três apresentações monológicas e corridas, moderadas pro-ativamente por um praticante, cuja experiência abraça e celebra a diversidade dos componentes presentes. As perguntas abordadas por estas rodas vivas, que iluminarão e problematizarão o grande tema do congresso - as artes da transformação - e que perpassam por vários campos sociais e educacionais na sociedade, são as seguintes:
--
Killzy Lucena
Assessoria de Comunicação
Núcleo de Comunicação IDEA 2010
(91)8192-9484
Leia sobre a participação de Sergipe, abaixo:
http://consorciocultural.blogspot.com/2010/07/experiencia-do-projeo-ecarte-sera.html
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Abertas as inscrições para o edital RUMOS ITAÚ CULTURAL LITERATURA 2010-2011.
O programa Rumos Literatura 2010-2011, conta com o apoio da Anpoll - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e em Lingüística (http://www.anpoll.org.br/site/) e da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada (http://www.abralic.org/).
O edital está dividido em duas categorias:
1. Produção Literária, para projetos de ensaio que tratem de um tema relativo à produção literária brasileira a partir do início dos anos 1980.
2. Crítica Literária, para projetos de ensaio sobre a produção crítica na literatura brasileira realizada a partir do início dos anos 1980.
Importante: o interessado não precisa escrever o ensaio final, apenas o projeto que será desenvolvido em 2011, conforme consta no edital.
Prazo de inscrições: foram prorrogadas até 13 de agosto de 2010.
Público alvo: todas as pessoas interessadas nos temas propostos pelo edital, independente do nível escolar e segmento de atuação profissional.
. Leia o edital completo, regulamento, prêmios e saiba com se inscrever na página http://www.itaucultural.org.br/rumos/regulamento_literatura.pdf
. Dentre os prêmios, os selecionados receberão apoio financeiro mensal e remuneração referente ao licenciamento dos direitos autorais do trabalho concluído e aprovado.
. E-mail tira dúvida: rumosliteratura@itaucultural.org.br
Acompanhe as notícias, entrevistas e comentários sobre o programa Rumos no blog http://rumositaucultural.wordpress.com/.
Contamos com a sua inscrição. Boa sorte!
contato: Luiz Pedreira Jr | Itaú Cultural | Comunicação Dirigida | itaucultural@comunicacaodirigida.com.br | Tel 11 3881-1710
sábado, 10 de julho de 2010
EXPERIÊNCIA DO PROJETO ECARTE SERÁ APRESENTADA EM CONGRESSO MUNDIAL
II FÓRUM POPULAR DE CULTURA - ARACAJU (AUDITÓRIO DO SEBRAE) - 2006 (PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES DO PROJETO ECARTE)
Foto: Zezito de Oliveira
Coloque em prática o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) com arte e transforme em oficinas voltadas para adolescentes da periferia da Grande Aracaju. Assim originou o projeto ECARTE no ano de 2002. A experiência construída com arte-educadores e lideranças comunitárias será apresentada no “VII Congresso do IDEA - Abraçando as Artes de Transformação: Viva a Diversidade Viva!” que acontecerá nos dias 17 a 25 de julho.
Segundo o idealizador do projeto ECARTE, o professor de História, arte-educador e Produtor Cultural Zezito Oliveira, a viagem será uma ótima oportunidade de conhecer outras metodologias de trabalho e divulgar a produção sergipana na categoria de iniciativas culturais e transformação social. De volta a Aracaju, o arte-educador pretende repassar o conhecimento e experiências obtidas durante o congresso. Para Zezito participar de um evento deste porte é fundamental:
“Dentre os aspectos importantes para a participação no congresso do IDEA destaco as possibilidade de ampliação do alcance e a repercussão do Ecarte, colaborando com a ampliação da auto-estima de quem esteve envolvido e sentido de pertencimento em relação a Ação Cultural, pelo fato de ser a primeira vez que esta iniciativa é apresentada em um congresso internacional.
Outro aspecto importante é que esta apresentação em Belém, está exigindo uma apuro em termos da sistematização do Projeto Ecarte o que vem proporcionando uma apreensão mais aprofundada do limite e potencial do trabalho realizado, o que trará um avanço bastante significativo em relação aos aspectos qualitativos da assessoria pedagógica, neste momento de revitalização do Projeto Ecarte. “
Clique aqui para assistir a uma entrevista com Fernanda Almeida, adolescente que participou do Projeto Ecarte, (primeira fase).
A participação do ECARTE no Idea 2010 se dará através de uma breve apresentação, utilizando recursos áudio-visuais para abordar pontos como: caracterização do local onde foi realizado; principais agentes envolvidos; idéias que norteiam o trabalho; metodologia das oficinas e resultados alcançados, além de depoimentos de adolescentes e jovens participantes.
IDEA 2010 – A instituição Idea foi fundada em 1992 através da convergência de diversos agentes culturais e educadores que tinham como foco seguir a diretriz de que “todos os seres humanos têm a capacidade e o direito de aprender as linguagens criativas e habilidades necessárias para criar um mundo justo e pacífico”.
Nesta VII edição o Congresso Idea terá uma maior abrangência em relação às edições anteriores. O encontro traz uma nova proposta pedagógica para a educação mundial, que será apresentada direto da capital paraense por representantes de mais de 70 países que formam o IDEA, com apoio da Unesco-Brasil, Aliança Mundial pelas Artes, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e diversas instituições de ensino.
Para se ter noção da dimensão do evento seguem alguns números do Congresso: público estimado de duas mil pessoas de todos os continentes; 117 horas, nove dias ininterruptos para criar propostas pedagógicas e transformar as relações sociais nos setores vitais da sociedade como escola, segurança pública e saúde; mais de 400 ações organizadas em debates, conferências, apresentações, palestras, oficinas artísticas, atrações de dança, teatro e música. Os palcos serão as praças, universidades, teatros, escolas e 15 ilhas da comunidade ribeirinha que circundam a cidade.
HISTÓRICO ECARTE - O projeto foi fruto do 1º Fórum Comunitário de Políticas Públicas, realizado em agosto de 2001. Nesse, além dos conferencistas, alguns grupos de teatro e dança, formados por adolescentes da comunidade, foram convidados para, através da arte, mostrar os seus anseios e frustrações com relação ao tema. Por isso, foi iniciada a formação de uma rede de agentes culturais formada por adolescentes e jovens interessados em ampliar a sua atuação na área.
CONJUNTO JARDIM
Fotos: Ronaldo Lima
No período 2002 à 2006, no Conjunto Jardim, bairro periférico do município de Nossa Senhora do Socorro (SE) aconteceram as oficinas do ECARTE. Durante esta época foram proporcionadas, aos adolescentes da região, iniciação às artes cênicas, utilizando o Estatuto da Criança e do Adolescente como tema das coreografias e esquetes teatrais. Aproximadamente 60 adolescentes tiveram oportunidade de descobrir o mundo do teatro e da dança além da consciência dos seus direitos fundamentais.
APRESENTAÇÃO DE INTEGRANTES DA OFICINA DE TEATRO - I MOSTRA ARTE E CIDADANIA - ARACAJU (TEATRO JUCA BARRETO/CULTART) - 2004.
APRESENTAÇÃO DE INTEGRANTES DA OFICINA DE DANÇA - JORNADA DA CONFIANÇA - ARACAJU (GINÁSIO CONSTÂNCIO VIEIRA) - 2005.
APRESENTAÇÃO DE INTEGRANTES DA OFICINA DE DANÇA - I MOSTRA ARTE E CIDADANIA - ARACAJU (TEATRO JUCA BARRETO/CULTART)- 2004.
Em 2010 a meta é atuar em parceria com a Cia de Dança Rick di Karllo que possui um trabalho consolidado no Conjunto Eduardo Gomes, no município de São Cristóvão (SE). Pretende-se atingir 20 crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino. O projeto ECARTE é realizado pela organização Ação Cultural que tem como filosofia a utilização da cultura como forma de transformação da realidade social trabalhando nas periferias da região metropolitana de Aracaju.
Reunião para discussão referente a retomada do Projeto ECARTE com integrantes da Cia de Dança Rick di Karllo. (sede da Cia Rick di Karllo - municipio de São Cristóvão – 2009).
O representante da Ação Cultural no 7º congresso do IDEA viaja com o apoio do SEBRAE-SE.
MATÉRIA TAMBÉM DISPONIVEL NO PORTAL OVERMUNDO
http://www.overmundo.com.br/overblog/arte-e-direitos-pra-todo-mundo-e-para-o-mundo-todo
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Boas monografias rendem prêmios
Boas monografias rendem prêmios
Blog Acesso -
Rica por sua diversidade, a cultura nacional abrange desde o folclore e as tradições, passando pelos patrimônios material e imaterial e chegando às novas expressões artísticas. Importante para o crescimento do país, estudos sobre nossas expressões culturais ganham espaço em concursos e premiações. Confira nossa seleção!
Término: 30 de julho
Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2010
Informações: portal.iphan.gov.br
Término: 30 de julho
Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas – Edição 2010
Informações: www.memoriasreveladas.gov.br
Término: 30 de julho
Rumos Pesquisa
Informações: www.itaucultural.org.br
Término: 30 de julho
Prêmio Casa de Rui Barbosa 2010 – Concurso de monografias
Informações: www.casaruibarbosa.gov.br
Término: 15 de dezembro
4º Concurso Nacional de Ensaios – Fundação Gilberto Freyre
Informações: www.fgf.org.br