terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DEBATE: NOVO GOVERNO E RUMO DAS POLITICAS TRANSVERSAIS

Companheirada,


Fica muito difícil entender a posição de alguns de nossos "aliados", a partir de suas ações.

A SECAD estava sendo para muitos de nós, ação efetiva na luta pela Lei 10.639/03. Muito mais que certos estatutos não garantiram.

Mas aí muda, vem o nosso governo Dilma, garantia de avanços nas políticas já implementadas pelo governo Lula (apesar de inúmeras precariedades e falta de embate efetivo para a vitória concreta).

Pois não é que, mesmo mantendo-se o Ministro da Educação, simplesmente extinguiram a SECAD e unificaram com a tal secretaria de política de inclusão.

Aliás, inclusão essa que nunca veio para nosso lado.

Posso estar sendo cético.

Mas, como cachorro mordido por cobra tem medo de lingüiça, tenho lá milhões de dúvidas se os retrocessos não irão crescer novamente.

Vejam bem, neste período, em que Leonor Araújo (já demitida) e equipe promoveram a ação dos fóruns pelo país, muitas coisas avançaram.

Outras inúmeras ficaram prestes a acontecer, mas deixar a política educacional étnico racial atrelada a política da educação especial, isso é, com certeza, um retrocesso.

Digo isso por ter participado efetivamente da CONAE2010 e lá percebemos o que estava em jogo e de que forma éramos vistos. Mudamos esse patamar naquela conferência. Aliás, inúmeras das demandas da educação especial só floresceram graças a aliança que fizeram conosco do movimento social negro brasileiro.

Por fim, o que mais me deixa indignado é que, nestas listas não h[á nenhum comentário sobre isso.

Em nenhum momento tenho visto alguém dizer: NOSSA POLÍTICA EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ESTÁ SENDO ATACADA E PODERÁ SOFRER NOVOS RETROCESSOS.



Neste sentido, gostaria que todos e todas repassem esses questionamentos a senhora Ministra da SEPPIR para que, como espaço de transversalidade entre os diversos ministérios, principalmente o da Educação, ela pudesse intervir no sentido de garantir o que conseguimos com muito esforço e também garanta que tais ações tenham continuidade, sob pena de iniciarmos uma nova luta em prol da educação das relações étnico raciais, no governo, de avanços, da Presidente Dilma.

Asé.



Luiz Mendes

Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial RS

Coordenador Geral

Centro Cultural Cândido Velho

Guaíba/RS

Nenhum comentário: