sexta-feira, 31 de agosto de 2012

blog da AÇÃO CULTURAL: Ponto de Cultura participa da ‘Caravana Cultural L...

blog da AÇÃO CULTURAL: Ponto de Cultura participa da ‘Caravana Cultural L...: 30/08/2012  Caravana irá circular em 10 escolas públicas de Aracaju, São Cristóvão e Socorro.        Baião, histórias do interior ...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sanfona afinada... A aula vai começar..

“Vida do Viajante” de Dominique Dreyfus, ed 34, SP
Os Sete Gonzagas: Luiz, o velho Januários e os irmãos muita história pra contar
9
Thiago Paulino · Aracaju, SE
22/8/2012 · 9 · 4
Já está quase tudo pronto para a Caravana que vai levar à escolas da rede pública a obra de Luiz Gonzaga com muita música e boas histórias

Deixar o sertão, a música e os costumes entrar na escola através da obra e vida do sanfoneiro que conquistou o país. O projeto Caravana Luiz Gonzaga Vai à Escola, aprovado pelo Funarte e promovido pela Ação Cultural, levará a obra do forrozeiro para onze escolas públicas dos municípios sergipanos de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. E está quase tudo pronto para a Caravana começar a circular. O ponto de partida já tem data, horário e local definidos com o lançamento no dia 31 de agosto no Museu da gente Sergipana a partir das 19h.

Durante o projeto , que acontece de Setembro a Dezembro de 2012, a obra de Luiz Gonzaga estará disseminada através de exposição de fotos, palestra, apresentações musicais e de dança. A professora Fátima Viana que colaborou na articulação junto a três escolas, afirmou: “A Caravana Luiz Gonzaga é um exemplo de projeto, voltado para o incentivo da cultura e do que temos de melhor para oferecer na Educação. Ele trabalha em parceria com as escolas que já desenvolvem projetos culturais e não hesitei em dar a minha contribuição divulgando o projeto nas escolas, preenchendo os formulários e, com bastante entusiasmo, falando da importância para os nossos alunos.”. Fátima destaca ainda a importância de dar acesso à bens culturais e dessa forma “diminuir o poder da cultura de massa, tão enraizada nos nossos educandos”.


http://www.overmundo.com.br/overblog/sanfona-afinada-a-aula-vai-comecar

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Edital "Mais Cultura nas Escolas"


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, e o Ministério da Educação vão lançar no próximo dia 10 de setembro o edital do Programa “Mais Cultura nas Escolas”, que vai selecionar 5.000 mil propostas de todo o país elaboradas em parceria entre  escolas e instituições culturais. A finalidade do Programa é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador do MEC e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais. Serão investidos cerca de 100 milhões no total, sendo que cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e 22 mil, proporcionalmente calculados em relação ao número de alunos registrados no censo de 2011.

O Programa é um dos resultados da aliança entre os dois ministérios para a estruturação de uma Política Nacional de Cultura para a Educação, celebrada pelo Acordo de Cooperação Técnica no. 001/2011. Um dos desafios desta iniciativa é a formulação e a implementação de uma política que promova a interface entre educação e cultura, de maneira a abranger a formação para a cidadania, o ensino da arte nas escolas de educação básica, o compromisso das universidades com a promoção da cultura e da diversidade e o ensino profissionalizante no que tange à economia da cultura.

Faltam poucos dias para o lançamento da Caravana Luiz Gonzaga.

Estou muito contente em estar participando de um projeto, A Caravana Luiz Gonzaga Vai  a Escola, com uma equipe de profissionais bastantes talentosos e comprometidos. Para conferir, aguardem mais um pouco a divulgação do primeiro release e o  cartaz que estará circulando na imprensa e nas redes sociais.
Podem compartilhar a vontade e tenho certeza que a qualidade do texto e da arte será um fator de bastante estimulo para isso.
A produção do release ficou a cargo do jornalista Thiago Paulino e a identidade visual é da autoria do design Maxivel Ferreira , o qual contou  com a colaboração do também design Jefeson Crivo, este,  também responsável pela produção do blog a ser lançado no dia 31 de agosto (*).
O time da Caravana Luiz Gonzaga também tem mais craques. Tem o professor José Augusto de Almeida, consultor geral do projeto e curador da exposição visual, tem Joaquim Antônio, do grupo musical “Casaca de Couro” , coordenador musical. Tem Roney David, responsável pelo concepção e produção do cenário da exposição,  as agentes culturais Irene Smith e Ana Lúcia atuam na assistência a produção e a professora Fátima Viana colabora com a articulação junto a algumas escolas.
Os educadores/oficineiros do Ponto de Cultura: Juventude, Cultura e Cidade colaboram elaborando e ensaiando coreografias inspiradas em músicas de Luiz Gonzaga. São eles, Carlos Henrique e Cristiane dos Anjos.
Quem for assistir ao  lançamento da Caravana Luiz Gonzaga  no dia 31 de agosto,  chegue  cedo ao local. A partir das 18h30 já podendo  conferir a exposição visual.
A Caravana Luiz Gonzaga tem o patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte )  e recebe o apoio  cultural do Centro de Criatividade, Museu da Gente Sergipana, Sebrae, Banco do Nordeste, Fundação Aperipê e Secretaria de Estado da Educação.
(*) O blog que está no ar é provisório e pode ser acessado no endereço: http://caravanaluizgonzaga.blogspot.com
Zezito de Oliveira – Educador e Produtor Cultural