quarta-feira, 23 de abril de 2008

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE MAIO – GONZAGÃO 2008

Todos os dias
Telecentro Gonzagão
Curso de informática básica com utilização de software livre, preferencialmente, para jovens estudantes de escolas públicas.

Terças e Quintas, das 16 ás 17h30
Aula de Dança-Yoga.
Professora Iris Fiorelli - Formada em Hatha-Yoga, 2002, Barcelona- ES
Todas as Sextas e Sábados, das 21h em diante
Forró do Candeeiro no Gonzagão
Para os amantes do autentico forró pé de serra e das culturas populares.

Todos os domingos, das 14 às 18h
Circo Gonzagão
Um encontro das artes circenses aberto ao público.
Este evento está sendo realizado em parceria com a Cia. “O mínimO” (Robert Colores e Iris Fiorelli)

Dia 12, segunda, das 19 às 22h
Palestra: Empreendedorismo Cultural. Parceria Consórcio Cultural do Conjunto A. Franco e Adjacências e Sebrae.
Dia 03, das 9 ás 22h.
Encontro Cultural da Quadrilha Luís Gonzaga.
Ensaios:
Dias 07,14 e 28, quartas, das 19 às 22h
Dias 02,09,16,23 e 30, sextas, das 19 às 22h
Dias 03,10,17,24 e 31, sábados, das 19 às 22h
Ensaios da Quadrilha Junina Asa Branca
Dias 06,13,20 e 27, terça das 19 ás 22h
Dias 01,08, 15,22 e 29 quinta, das 19 às 22h
Grupo Peneirou Xerém
Grande Bingo
04, domingo, das 10 ás 17
Ensaios:
10, sábado, comemoração do dias das mâes e ensaio, das 14 ás 17h
21, quarta, das 19 ás 22h
24, sábado, das 14 ás 17h - Ensaio e Reunião Peneirou Xerem

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Arte pela paz




fonte: blog do Jornal Nacional
Há 13 anos, uma trupe de artistas de vários países percorre a América Latina para divulgar uma mensagem de paz e preservação da natureza. Os repórteres Marcone Prysthon e Beatriz Castro acompanharam a chegada do grupo a Pernambuco.
Nos posts abaixo, confira entrevistas com integrantes da Caravana Arco-Íris pela paz e fotos do projeto. Também participaram da produção desta reportagem: Charles Tricot (edição de texto), Alexandre Cavalcanti (edição de imagens) e Givaldo Soares (auxiliar técnico).

Vida itinerante
A maioria dos ambientalistas é jovem, mas já completou a maioridade. No meio de sotaques de vários continentes, encontramos as irmãs Carol, de 16 anos, e Sofia, de 14. Elas são filhas de Verônica, a companheira de Alberto e uma das coordenadoras da Caravana.

As meninas já estão na estrada há quatro anos e tiveram que se adaptar para levar uma vida de adolescente. Sofia é plugada na internet, tem muitos amigos virtuais e não dispensa um bate-papo. Carol vai fazer as provas do segundo ano do ensino médio. Elas buscam o conteúdo do período letivo nas escolas dos lugares onde passam, estudam nos ônibus-acampamentos e fazem os testes nos colégios formais pra seguir os estudos.

A única queixa das meninas é ter pouca gente da idade delas na caravana e os namoros sempre rápidos que surgem entre uma parada e outra.

Beatriz Castro

Um cidadão planetário
Ele já foi chamado de nômade, cigano, andarilho. O mexicano Alberto Ruz, de 62, prefere ser definido como ‘um cidadão planetário’. Formado em economia e ciências políticas, ele escolheu viver correndo o mundo.

O líder da Caravana Arco-Íris pela paz, há 13 anos pegou a estrada para percorrer a América Latina com uma missão: pregar a mensagem de paz e de preservação da natureza. Alberto acredita que a violência contra o planeta pode levar à destruição.

A caravana é uma escola viva. Os cidadãos planetários (20 pessoas, de 10 países) praticam o que pregam. Eles acampam em Pernambuco durante os meses de abril e maio e nos dois dias em que visitamos o grupo, pudemos ver que o esforço de todos em conquistar a simplicidade: viver com o necessário, não produzir resíduos, tirar da natureza mais do que é preciso.

As tarefas domésticas são dividas, os ensaios são exaustivos. Eles usam a arte como passaporte para entrar nas mais diferentes comunidades. Foi assim que conseguiram fazer a alegria dos moradores do Coque, um dos bairros mais violentos do Recife, onde opções de lazer são raras, diante do risco de se pisar lá. Os ambientalistas têm várias habilidades: são malabaristas, acrobatas, atores, dominam as artes circences.

Eles também carregam uma grande lona que é armada para públicos maiores. A troca cultural com as comunidades locais e a realização de oficinas ensinando reciclagem, compostagem, recuperação de áreas degradadas, construção de mandalas, de hortas orgânicas e inúmeras tecnologias alternativas para poupar a natureza, fazem parte do repertório dos cidadãos planetários.

Por onde passam, os artistas mambembes conseguem mostrar que um outro tipo de vida é possível e com um jeito criativo, alegre, simples.

Na lista de espera, 40 voluntários aguardam a chance de viajar com os ambientalistas. Eles são requisitados de acordo com a necessidade do grupo e as habilidades de cada um. A caravana consegue mostrar que para mudar o mundo é preciso, antes, mudar a si mesmo.

Veja a reportagem que o Jornal Nacional produziu e que foi ao ar e mais fotos e reportagem inédita:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,15124,00.html

Leia também:

http://www.overmundo.com.br/overblog/a-caravana-arcoiris-espalhando-alegria-e-paz
Em 13 de junho de 2007 quando fui empossado como diretor do Gonzagão, foi realizado uma inesquecivel cerimônia inter-religiosa aproximando elementos cristãos e amerindios, sob a coordenação do Padre José Soares e da Verônica Sacta da Caravana Arcoiris.
No final do mês de agosto a Caravana Arcoiris passou a se hospedar no Gonzagão e coordenou oficinas de circo, dança para adolescentes, rodas abertas de diálogo, exibição de filmes, participou de reuniões do Consórcio Cultural, circulos holistico, ofereceu suporte logistico nas áreas de equipamentos audiovisual e transporte.
Tudo isso até meados de fevereiro de 2008. Quando a maioria dos seus integrantes se despedem rumo a Recife, deixando o casal Iris e Colores que continua conosco, prosseguindo a oficina de circo, que agora conta também a parceria da ong Secirco e dando inicio a oficina de dança-yoga.
Esta última para nossa alegria e surpresa em menos de um mês, tendo inico em fevereiro de 2008, superou a meta prevista de 30 participantes inscritos e assiduos.


TRECHOS DO RELATÓRIO GERAL DE ATIVIDADES, NOS PARÁGRAFOS QUE SE REFEREM A CONTRIBUIÇÃO DA CARAVANA ARCOIRIS PARA O SUCESSO DA REVITALIZAÇÃO DO GONZAGÃO NO ANO DE 2007.
(...)A partir da chegada da Caravana Arcoiris em setembro, que já tinha participado em junho da posse do diretor do Gonzagão, através da participação em um ritual religioso de tradição indígena, foi iniciada a oficina de circo a partir do termo de parceria assinado com a Secretaria de Estado da Cultura. Com isso podemos iniciar efetivamente as atividades com oficinas culturais e INAUGURAR UMA NOVA TRADIÇÃO QUE TORNA O GONZAGÃO ESPAÇO DE REFERENCIA NA ÁREA DA ARTE CIRCENSE EM NOSSO ESTADO pelo envolvimento de aproximadamente 50 beneficiários (crianças, adolescentes e jovens) residentes na região e em outros bairros, com preponderância no caso dos jovens, para estudantes da UFS e da UNIT.

Durante aproximadamente 45 dias a Caravana Arcoiris também promoveu uma oficina com dança que reuniu um grupo de 15 adolescentes residentes no conjunto A. Franco.

O diferencial foi o compartilhamento dos referenciais da cultura de massa que as meninas e meninos traziam e o conhecimento da oficineira/educadora da Caravana que apresentou os movimentos coreográficos ligados a dança contemporânea, ao afro peruano e a dança do ventre.

O produto final desta oficina foi um espetáculo muito bonito, com seqüência em forma de colagem, dos vários ritmos e estilos praticados na oficina(...).


“Como foi bom e bonito poder ter realizado a parceria com a Caravana Arcoiris. Sem eles(as) a sensação que ficaria é de que o ciclo de revitalização do Gonzagão em 2007 não estaria concluído e a sensação de falta, de algo incompleto, inconcluso, ainda por fazer, seria péssimo.”

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Telecentro será inaugurado no Gonzagão

fonte: site do Instituto Recriando Caminhos

Na próxima quinta-feira, 10, a partir das 10h, a população de Aracaju ganhará mais um telecentro, que funcionará no Complexo Cultural O Gonzagão, situado à Av. Heraclito Rollemberg S/N, Conjunto Augusto Franco. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Petrobrás.



Na ocasião, será ministrada uma aula aberta sobre inclusão digital e uso do software livre que contará com a participação do professor Luiz Alberto, Secretário de Estado da Cultura, e do consultor especializado na área de software livre, Erasmo Correia de Melo.



Os telecentros visam à redução da desigualdade tecnológica e do analfabetismo digital, bem como ao auxílio na capacitação profissional, na disseminação do uso do software livre, no apoio à revitalização do espaço e na produção de comunicação comunitária.



Cursos – A primeira turma do curso de informática já está sendo formada e beneficiará 16 jovens entre 16 e 22 anos, preferencialmente da rede pública de ensino. Semanalmente, eles participarão de duas aulas, totalizando 60 horas. O atual diretor do Complexo Cultural O Gonzagão, José de Oliveira Santos, espera que outra turma seja aberta até julho.



Uma das metas é que, até o final de 2008, o telecentro funcione com quatro turmas, nos turnos manhã e tarde, atendendo a 64 pessoas por dia. Também está nos planos a criação de classes especiais para idosos e pessoas com deficiência, inclusive visual. A intenção é fazer com que o Gonzagão se torne referência na luta pela inclusão social e digital, utilizando o espaço público para articular a comunidade, mobilizando-a para ações de caráter sociocultural.



Contatos:

José de Oliveira Santos (Zezito Oliveira), diretor do Complexo Cultural O Gonzagão

Tel.: (79) 8822-5963



Erasmo Correia, consultor em software livre

Tel.: (79) 3248-6070 (pela manhã)



Agenda

O que: Abertura do Telecentro Gonzagão à comunidade

Quando: Dia 10, quinta-feira, às 19h

Onde: Complexo Cultural Gonzagão, Av. Heraclito Rollemberg S/N, Conjunto Augusto Franco

Em Tempo de Inclusão Digital

em 08/04/2008
fonte site da Secretaria de Estado da Cultura


A partir desta quinta-feira, dia 10, a sociedade sergipana, especialmente a comunidade do Conjunto Augusto Franco, terá a seu favor mais um importante serviço de utilidade. Trata-se do Telecentro Gonzagão, cuja aula inaugural acontece às 19h30. Seu principal objetivo é combater a exclusão digital, ou seja, permitir a que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso aos computadores capacitando-as e inserindo-as no mercado de trabalho. Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Petrobrás.

O Telecentro Gonzagão pretende se tornar referência na luta pela inclusão social-digital, utilizando o espaço público para articular a comunidade, estreitando o diálogo com o Poder Público e mobilizando a população para ações de caráter sócio-cultural.

No Telecentro Gonzagão, o cidadão pode navegar na internet, ter um endereço de correio eletrônico, usar recursos modernos de informática para trabalho ou lazer e se inscrever em cursos de informática oferecidos gratuitamente.

Inicialmente está sendo formada uma turma com 16 jovens, na faixa etária dos 16 aos 22 anos, preferencialmente estudantes de escolas públicas. A programação de abertura consta de uma aula aberta, destinada a todos os cidadãos interessados na temática da inclusão digital e no uso do software livre, com a participação do Professor Luiz Alberto, Secretário de Estado da Cultura e Erasmo Correia de Melo, consultor especializado na área de software livre, com debate ao final de
cada exposição. Mais informações pelo 3248-6070.

sábado, 5 de abril de 2008

blog que recomendamos.

http://iurirubim.blog.terra.com.br/?page=2

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/editorias/cultura.asp

LUZ DO LUAR



Como era bom brincar

Hoje eu não brinco mais

Acabaram os arraiá

A saudade é demais.



O trio pé de serra

Que animava o sertão

E com muita alegria

Festejava o São João



O Forró era na sala

Ou até mesmo no terreiro

A sua iluminação

Era a luz do candieiro



Mesmo assim agente brincava

Dava pra forrofiar

Na ausência do candieiro

A luz era a do luar.



POESIA DO ELENCO DA MOSTRA DO CICLO JUNINO

Para ser realizada no PROJETO CULTURAL A POESIA VAI A ESCOLA

JUNHO DE 2008

Autoria de José Bispo dos Santos (JOBYS)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mais novidades.


Professora Lia Calabre

O texto "A saída é estudar....politicas culturais", foi publicado em meio a realização do excelente evento que concretiza, da parte dos orgãos governamentais, a proposta que é apresentada no texto. (cf. matéria abaixo publicada no site da SEC-Sergipe)
Da parte da sociedade civil é importante prosseguir pleiteando oportunidades como esta.
Da nossa parte, não canso de sugerir a necessidade de se promover capacitação à distancia, de forma suplementar , utilizando as novas tecnologias como internet, videoconferências, dvd, cd-rom etc, para incluir mais agentes culturais, em especial aqueles que moram em regiões de dificil acesso e/ou que não dispõem de tempo livre durante os dias úteis. Neste caso a capacitação poderia ser oferecida mediante seleção de curriculo e experiência comprovada em iniciativas culturais, com o oferecimento de bolsas integral ou parcial.

Aberto Programa de Capacitação em Projetos Culturais
em 03/04/2008

Acontece no auditório da Federação das Indústrias – FIES, o Programa de Capacitação em Projetos Culturais, reunindo agentes e gestores culturais que atuam no Estado. O Evento, que é desenvolvido pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura SEFIC/MinC, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, do Serviço Social da Indústria – SESI e o Banco do Nordeste – BNB, foi aberto nesta quinta-feira, dia 3 de abril, e prossegue até amanhã.
O Programa de Capacitação em Projeto Culturais é dedicado aos gestores, empreendedores e agentes culturais, nos quais irão obter no decorrer do curso, informações a cerca de noções conceituais sobre elaboração e desenvolvimento de projetos culturais; políticas públicas de cultura e economia da cultura, com foco nas experiências brasileira; orientação quanto as principais fontes de financiamento existentes, bem como, instrumentalização para o uso de Leis de Incentivo.
A estrutura modular para os dois dias do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, inclui seminários e rodadas de negócios. Estão participando como conferencistas, a representante da regional Nordeste do MinC, Andréa Pereira, os representantes do MinC Brasília Telma Tavares e Evaristo Nunes, a representante da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre, além de representantes do SESI e do BNB.
O Secretário de Estrado Cultura, Luiz Alberto do Santos, disse que a parceria com os órgãos participantes representa a efetivação do Programa “Mais Cultura” na sua primeira etapa, que é a capacitação dos agentes culturais na área de projetos. “Nós estamos vivendo um novo tempo, que exige racionalidade na administração dos recursos públicos. Um curso desta natureza tem a finalidade de congregar agentes culturais que atuam no Estado e os gestores que atuam na Secretaria Estadual da Cultura para começar uma nova etapa, no entendimento e na ação cultural no Estado de Sergipe”.
Programação
Dia 3, da 8h30min às 12h
Apresentação sobre a dinâmica dos trabalhos
Módulo l – Gestão Empreendedora: Políticas Públicas da Cultura (MinC) e Economia da Cultura, com foco nas experiências brasileiras (MinC)
Das 13 às 18h
Módulo ll – Planejamento e Financiamento: Tecnologia SESI de Investimento em Cultura e Política e Programas do BNB para apoio à Cultura.
Dia 4, das 8h30min às 12h
Módulo lll – Capacitação Técnica – Profissionalização: Lei de Incentivo à Cultura e o Desafio de Elaborar e Viabilizar Projeto Culturais.
Das 13h30min às 18h
Capacitação técnica/profissionalização: como encaminhar propostas culturais ao Ministério da Cultura.

Novidades!

O último texto de minha autoria e que está publicado no overmundo, chama-se: www.overmundo.com.br/overblog/a-saida-e-estudarpoliticas-culturais, e que também apresenta uma resposta aos comentários postados na última colaboração sobre o consórcio cultural.



Para quem quiser se aprofundar no tema abordado no texto, não deixem de acessar os endereços que apresento no final, no caso da empresa DUO será de grande valia assinar gratuitamente o clipping eletrônico diário que eles publicam, assim como cadastrar-se também no site cultura e mercado para receber as atualizações.



Outra sugestão imperdível é buscar no site da polis a publicação em formato digital, através de download, intitulada “Quer um bom conselho?” sobre Conselhos Municipais de Cultura e Cidadania Cultural.


Como estamos em mais um ano de eleições, é importante nos prepararmos um pouco mais, para melhorar o debate sobre políticas públicas de cultura fazendo com que o assunto seja tratado com mais responsabilidade por parte dos candidatos.



Espero que sejam eleitos parlamentares e prefeitos(as) que coloquem a cultura como um dos eixos centrais das politicas de desenvolvimento.


Abraços,



Zezito de Oliveira

terça-feira, 1 de abril de 2008

Blogs voltados para a inclusão de artistas e grupos culturais emergentes são criados a partir do Telecentro “O Gonzagão”.

“Mente e coração antenados com o melhor que é produzido em matéria de políticas culturais, na região nordeste, no Brasil e no mundo, mas fincado em solo sergipano” é a melhor definição que se pode dar aos blogs criados neste feriado prolongado de semana santa, pelo atual diretor do Complexo Cultural “O Gonzagão” e um dos fundadores e primeiro presidente da ong Ação Cultural (triênio 2004-2007 ).


Segundo José de Oliveira Santos (ou Zezito, como é mais conhecido), a criação do primeiro blog se deu em 2005, a partir do incentivo de um sócio da Ação Cultural que lhes falou acerca da importância de se ter um instrumento de comunicação via internet, com baixo custo e sem depender de especialistas para alimentá-lo com conteúdo.


E assim foi lançado o primeiro blog da Ação Cultural, que carecia de uma repaginada já há algum tempo, tendo em vista a aparência desleixada do visual “básico, muito básico”, segundo o autor.


Já o blog do Consórcio Cultural do Conjunto Augusto Franco e Adjacências, nasceu sem problemas dessa natureza, em razão da experiência acumulada. “Esse estava pedindo para nascer desde que o consórcio foi criado (maio de 2007) e com o tempo, em razão da experiência, da quantidade e qualidade dos registros escritos e da cobertura fotográfica realizada pela Caravana Arcoiris, durante seu período de estadia no Gonzagão, já tinha que surgir sem os problemas e limites do primeiro blog criado."


Em termos de possibilidades oferecidas pela ferramenta do blog, Zezito afirma que através da experiência anterior dos blogs da Ação Cultural e do portal Overmundo, onde publica constantemente artigos e promove a divulgação de eventos culturais, pode trocar idéias e conhecer trabalhos de pessoas com propósitos semelhantes, desenvolver ações conjuntas e, em especial, disseminar o pensamento acerca da necessidade de ampliar os investimentos humanos, materiais e financeiros nas ações culturais voltadas para melhorar a qualidade da cidadania em Sergipe e no país.


A propósito do Overmundo, Zezito o considera uma das idéias mais interessantes que surgiu na internet brasileira, em termos de conectar blogueiros, experientes ou não, com foco voltado para as questões culturais e principalmente pelo conceito de produção colaborativa e compartilhada, já que no Overmundo todo o conteúdo é produzido pelos overmanos e overmanas (como são denominados aqueles que se cadastram e publicam no portal), e a decisão sobre o que vai ao ar e o tempo de permanência em destaque é decidido pela comunidade.


A partir do segundo semestre, o desejo é democratizar o conhecimento sobre a produção de blogs e outras ferramentas de inclusão digital para possibilitar que outros artistas e entidades culturais emergentes possam também divulgar suas idéias e ações. Para isso, serão utilizados os recursos técnicos e humanos do telecentro Gonzagão, fruto da parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Petrobrás, instalado naquele Complexo Cultural e que será aberto à comunidade no dia 10 de abril, inicialmente com curso básico de informática, com utilização de plataforma linux (software livre) e com acesso gratuíto a internet.

http://acaoculturalse.blogspot. com

http://consorciocultural.blogspot. com